Sala de Viola Vicente Machado

Sertanejo autêntico abre a programação musical do Vendendo Peixe


O Mercado Novo é realmente um lugar cheio de boas surpresas. É lá que funciona a Sala de Viola Vicente Machado, onde todos os sábados, a partir das 10 horas, acontece a roda dos violeiros, um grupo que se reúne para tomar uma cerveja, jogar conversa fora e cantar música sertaneja acompanhados pelo som das violas, violões e da sanfona do sanfoneiro Marquezito. Num dos vários passeios que fizemos por lá, surgiu deles mesmo a proposta de começar a fuzarca musical do Vendendo Peixe ao som das violas. Claro, nos sentimos honrados e aceitamos na hora.

Pra quem não conhece, a Sala de Viola Vicente Machado começou com seu fundador, o barbeiro e amante da música sertaneja e caipira, Vicente Machado. Ele possuía no local uma barbearia onde todo fim de semana costumava reunir os amigos para beber e cantarem ao som das violas caipiras, a grande paixão do grupo. Os encontros eram ocasionais e foram ficando cada vez menos esporádicos a partir de 2004, quando passaram a se reunir todos os sábados. Os que frequentam a roda desde o início insistem em afirmar que violeiros famosos nasceram ali. Dentre eles estariam nomes como Fernando Sodré e Renato Andrade. Verdade ou não, o encontro é uma ótima oportunidade para trocar conhecimentos, tocar e cantar, ou apenas ouvir e contemplar a música caipira de raiz.

Pode chegar lá cedo que a pequena sala do 1º andar do Mercado Novo já vai estar cheia de violeiros, senhores que já ostentam seus cabelos grisalhos, mas que recebem muito bem os jovens, na maioria das vezes levados pelos pais, e qualquer transeunte que se interessar pelo som feito ali com muito entusiasmo. Vale lembrar que excepcionalmente no sábado dia 18 o grupo se apresentará no 3º andar, onde acontece o Vendendo Peixe.

O fundador do grupo, Vicente Machado faleceu em março de 2007 e a roda só acontece até hoje pelo amor dos frequentadores que dividem e contribuem com o que podem para quitar o aluguel do espaço. A história e perseverança deste grupo de amigos são de emocionar até aqueles que não gostam do tipo de música que fazem. Independente do gosto musical, perceber nestes senhores o amor incondicional à viola é algo que só é possível cara a cara. Portanto, não deixe de comparecer cedo ao Mercado Novo para já começar o dia com um exemplo de como as coisas, quando feitas com paixão – assim como o Vendendo Peixe – podem ser extremamente prazerosas e duradouras.

Redutos musicais

A Sala de Viola Vicente Machado não é o único reduto musical do Mercado Novo. Nesse “Gigante invisível” incrustado  no centrão de BH, também funcionam lojas especializadas em conserto de instrumentos musicais. Clique no link para ler uma reportagem de 2008 sobre a música que habita o Mercado, assinada pelos jornalistas Diego Mancini, Filipe Nillo e Marco Túlio Ulhôa.

Por Daniel



This entry was posted on Wednesday, September 15th, 2010 at 12:39 and is filed under Atrações, Vendendo Peixe. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma resposta para “Sala de Viola Vicente Machado”

  1. Vendendo Peixe » Programação Musical

    […] 10h > Sala de Viola Vicente Machado […]

Deixe uma resposta:

Sua resposta